Pelo segundo dia seguido, nesta quinta-feira (10), Rio Branco amanheceu coberta por uma espessa camada de fumaça vinda das queimadas que ocorrem em território boliviano. O alerta foi feito pelo pesquisador meteorológico Davi Friale, em boletim publicado no site O Tempo Aqui.
De acordo com Friale, a tendência é que a situação piore entre esta sexta-feira (11) e o sábado (12), quando a concentração de fumaça deve aumentar ainda mais sobre a capital acreana. A expectativa é de melhora apenas a partir da tarde de sábado, com a mudança na direção dos ventos, que passarão a soprar do norte e noroeste — regiões com menor incidência de queimadas.
As imagens de satélite analisadas pelo pesquisador revelam grande número de focos de incêndio na Bolívia, principalmente próximos à fronteira com o Acre. Os ventos do sudeste, impulsionados pela chegada de uma massa de ar polar, têm carregado a fumaça para o leste e o sul do estado, impactando diretamente Rio Branco.
Mesmo sob a névoa de fumaça, o final de semana deve continuar com temperaturas elevadas e clima seco, predominando o sol em todas as regiões do Acre. No entanto, Friale prevê o retorno das chuvas fortes e abrangentes no início da próxima semana, o que deve ajudar a dissipar a fumaça e melhorar a qualidade do ar.