
O mês de outubro marca a intensificação das ações de prevenção e enfrentamento à sífilis e ao câncer de mama no Acre. Por meio das campanhas Outubro Verde e Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promove uma série de atividades voltadas à conscientização, diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças, com foco na prevenção e na promoção da saúde.
A abertura oficial das campanhas ocorreu na manhã desta quinta-feira, 16, no hall de entrada da Sesacre, reunindo servidores e profissionais da saúde. Durante o evento, foram ofertados testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis, tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial e glicemia, além de práticas de bem-estar, como a ventosaterapia.
“O Outubro Rosa e o Outubro Verde se unem para lembrar que a prevenção salva vidas, seja contra o câncer de mama e do colo do útero, seja no enfrentamento à sífilis e às infecções sexualmente transmissíveis. É tempo de acolher, cuidar e levar informação a todas as pessoas do nosso Acre”, afirmou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
A campanha Outubro Verde tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da sífilis, especialmente da sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê durante a gestação.
“A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida durante a relação sexual sem o uso de preservativo ou da mãe para o bebê durante a gestação, quando recebe o nome de sífilis congênita”, explicou o coordenador do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Sesacre, Jozadaque Beserra.
O coordenador destacou ainda a importância do cuidado contínuo e da informação como ferramentas de prevenção. “A doença apresenta três fases e, se não for tratada, pode trazer complicações graves para a saúde, afetando órgãos como o coração e o cérebro. A boa notícia é que a sífilis tem cura e o tratamento é gratuito na rede básica de saúde, com a aplicação de penicilina. Por isso, é fundamental realizar regularmente os testes rápidos e usar preservativos nas relações sexuais. A prevenção ainda é a melhor forma de cuidado”, destacou Beserra.
Já o Outubro Rosa reforça a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, destacando a relevância dos cuidados com a saúde e da realização periódica de exames preventivos.
“A campanha é dedicada à promoção da saúde e à prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês, nossas unidades, como o Cecon [Centro de Controle Oncológico do Acre] e o Hospital de Amor, estarão de portas abertas, intensificando as ações de prevenção e incentivando a realização dos exames. É um momento de reforçar a importância do autocuidado e de lembrar que o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vida das mulheres acreanas”, ressaltou a chefe do Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas, Vanessa Wismann.
As ações das campanhas seguem ao longo do mês, com atividades educativas e de orientação em diferentes pontos do estado, fortalecendo o compromisso da Sesacre com a saúde da população acreana.
Os servidores que participaram do evento destacaram a importância das ações de saúde no próprio local de trabalho. “Foi um momento muito bom. Aproveitei para me vacinar contra a covid, algo que muitas vezes fica difícil fazer durante o expediente por causa do corre-corre do dia a dia. A iniciativa é excelente, porque facilita o acesso à saúde sem prejudicar a rotina de trabalho”, destacou a servidora Emilania Cabral.
Com informações assessoria/ Sesacre