Dengue mantém alerta em Rio Branco com mais de 12 mil notificações em 2025

Rio Branco registrou 12.837 casos notificados de dengue em 2025, segundo dados da prefeitura. Desse total, 3.424 casos foram confirmados, o que corresponde a 27% das notificações.

A capital acreana é classificada pelo Ministério da Saúde como município de alto risco, com índice de infestação de 6,5%. Outro dado preocupante é que cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências, o que reforça a necessidade de maior conscientização da população.

Com o início do inverno amazônico e o aumento das chuvas, a tendência é de crescimento nos casos da doença. Diante desse cenário, o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, fez um alerta para que a população intensifique os cuidados de prevenção.

Em entrevista o secretário destacou que eliminar recipientes que acumulam água é fundamental para conter a proliferação do mosquito. Segundo ele, a participação da população é decisiva para atravessar o período chuvoso sem agravamento do quadro epidemiológico.

Biths também ressaltou que a dengue pode evoluir para casos graves e até levar à morte, tornando o combate à doença uma prioridade de saúde pública. As equipes de vigilância domiciliar seguem atuando conforme cronograma, oferecendo orientação às famílias sobre medidas de prevenção.

Além das ações de controle, a vacina contra a dengue está disponível nas URAPs para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Da redação


Jornal Arena Notícias – Informação com credibilidade e compromisso com a verdade.
acriticaacre.com | © 2025 Todos os direitos reservados.
Rolar para cima