Julgamento de Gladson tem pedido de vistas e segue “inconclusivo” no STJ

Durante julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ), realizado nesta quarta-feira (17), a ministra Nancy Andrighi, relatora da ação penal contra o governador do Acre, Gladson Cameli, votou pela condenação do chefe do Executivo estadual a 25 anos e cinco meses de prisão.

Apesar do voto da relatora ser pela condenação de Gladson, o julgamento não foi concluído. O ministro João Otávio Noronha, revisor do processo, pediu vista para analisar o voto, o que suspendeu a sessão. Com isso, a conclusão do julgamento deve ocorrer apenas em 2026.

O governador do Acre, Gladson Camelí, afirmou que o julgamento segue sem conclusão e que continua confiante na Justiça/Foto: Reprodução

O pedido de vista ocorre às vésperas do recesso do Judiciário, que começa no próximo dia 20 de dezembro. O prazo regimental para devolução do processo é de 60 dias, podendo ser prorrogado por mais 30. Nesse intervalo, Gladson Cameli pode já não estar mais no cargo, já que possivelmente deverá deixar o governo em março do próximo ano para, provavelmente, disputar uma vaga no Senado.

A investigação teve início em 2019, no âmbito da Operação Ptolomeu, deflagrada pela Polícia Federal.

Em nota oficial divulgada após o início do julgamento, o governador afirmou que a sessão foi suspensa sem conclusão final e que, até o momento, houve apenas a leitura do voto da relatora. Segundo o posicionamento, ainda faltam os votos da maioria dos ministros, o que tornaria o resultado inconclusivo.

A nota também destaca que, mesmo em caso de decisão desfavorável, ainda caberiam recursos, sendo que qualquer definição só poderia ocorrer após o trânsito em julgado da ação. O governador afirma que segue trabalhando de forma confiante e serena, acreditando na Justiça e nas instituições, e agradece as manifestações de apoio recebidas.

NOTA OFICIAL

O governador do Estado do Acre, Gladson Camelí, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos à população:

O julgamento a respeito do processo sobre a Operação Ptolomeu, iniciado durante a tarde de hoje, foi suspenso sem conclusão final, até a definição de nova data para ser retomado;

Até agora, o que se tem é apenas a leitura e sugestão da relatora, a ministra Fátima Nancy Andrigui, a respeito da sua posição diante das alegações da acusação;

No momento da suspensão do julgamento em razão de um pedido de vistas, faltava a exposição do voto da ampla maioria dos ministros, o que torna o resultado totalmente inconclusivo;

Mesmo que houvesse um posicionamento negativo no julgamento dessa corte, ainda caberia recurso, sendo que qualquer definição só pode ocorrer após o trânsito em julgado da ação.

Sigo trabalhando de forma confiante e serena, acreditando na Justiça e nas Instituições, desempenhando, com dedicação e afinco, o trabalho em prol do povo acreano, a quem agradeço as manifestações de confiança e apoio.

Gladson de Lima Camelí
Governador do Acre


Jornal Arena Notícias – Informação com credibilidade e compromisso com a verdade.
acriticaacre.com | © 2025 Todos os direitos reservados.
Rolar para cima