Símbolo de preservação e atração turística no Acre, o Rio Croa atrai turistas para conhecer a famosa pasta verde que cobre o rio no verão amazônico. Além das paisagens naturais, o aroma de peixe assado na folha de bananeira, a galinha caipira e os acompanhamentos regionais também são atrativos para os visitantes. Com o intuito de fortalecer o turismo de base comunitária e a experiência gastronômica na região, três empreendimentos da Comunidade Croa receberão as cozinhas reformadas na sexta-feira, 6.
A entrega será realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Programa Redd+ for Early Movers (REM-AC), e faz parte de projeto para fortalecer o turismo de base comunitária.

Para o projeto foram investidos R$ 1,3 milhão, abrangendo tanto a reforma das cozinhas das pousadas do Croa e do Parque Nacional da Serra do Divisor, como a reforma do Mirante da Serra e da trilha que dá acesso à estrutura.

Para o titular da Sete, Marcelo Messias, a entrega representa avanços no turismo do estado. “É uma alegria entregar o resultado de muito trabalho realizado nesta gestão. Essa entrega coloca em evidência o retorno positivo que investimentos como estes têm para a população, para o turismo de base comunitária, além de destacar o reconhecimento do valor da nossa floresta em pé e para a economia do estado”, destaca o secretário.

Segundo a coordenadora do Programa REM, Marta Azevedo, o projeto apoia o fortalecimento do turismo de base comunitária como estratégia integrada à conservação ambiental, à geração de renda e ao desenvolvimento territorial sustentável.

“A partir da execução do projeto de Turismo de Base Comunitária, o Programa REM Acre, em parceria com a Sete, vem ampliando seus impactos positivos na geração de rendas e na conservação ambiental nas comunidades. O programa tem promovido o destino turístico do Acre em eventos de grande relevância nacional e internacional. Além disso, o REM integra ao projeto ações de economia criativa, como o fortalecimento do artesanato florestal e da gastronomia de baixo carbono, impulsionando as cadeias produtivas locais, gerando renda e contribuindo para a redução das desigualdades territoriais”, destacou.

Sonho que se transforma
Morador da comunidade Croa, Wigberto Nunes Bezerra, conta que sempre sonhou em viver em um lugar tranquilo após a aposentadoria, e que há cinco anos vive no local. O morador diz que no início não tinha a intenção de abrir restaurante ou pousada. No entanto, o potencial turístico da região e a demanda dos visitantes mudaram seus planos e há cerca de dois anos e meio atua no segmento.

Hoje, Wigberto cuida da parte administrativa da pousada, das redes sociais e da recepção do público, enquanto a esposa, Neucirlene, prepara o cardápio. “Aqui tem tambaqui, tanto pode ser ele frito como na palha da banana, cozidão, galinha caipira, bife e todas as variedades que o cliente pede”, ressalta Wigberto.

Perguntado sobre o que achou da reforma da cozinha, o empreendedor explica que o visual da antiga estrutura impactava as impressões do cliente e que a melhoria superou as expectativas. “Era uma cozinha de madeira, baixa, muito calorenta, o piso era de madeira e por mais que você passasse pano não era aquela coisa de uma cozinha de alvenaria nova, bonita, dentro do padrão, então melhorou 100%”, pontuou.

A reforma trouxe melhorias significativas: “Antes não tinha espaço e agora a gente tem. A gente tinha uma pia, hoje nós temos duas. Nós não tínhamos dispensa, hoje a gente tem. Nós não tínhamos churrasqueira pré-moldada, hoje tem. E até a questão do fogão que era fora, que às vezes num dia chuvoso ficava ruim até pra cozinhar, hoje nós temos um fogão interno”, destaca o proprietário.

Atualmente, a Pousada Bom Conforto recebe grupos de mais de 40 pessoas do estado e do exterior e, segundo Wigberto, existe possibilidade real de contratação de funcionários. “A gente sempre tem uma moça que trabalha com a gente quando vêm pessoas pra não sobrecarregar a minha esposa na cozinha. E, no futuro, a gente quer que fique definitivo”.
A Pousada Bom Conforto oferece áreas diferenciadas para toda a família, com espaços para crianças, adolescentes, adultos e idosos, incentivando a convivência e a brincadeira conjunta. “Convidamos todos a conhecerem a Pousada Bom Conforto, que funciona 24 horas, de segunda a domingo”, convida Wigberto. “Eu não tenho palavras pra falar porque, às vezes a gente sonha e quando acorda vê a realidade de hoje, porque todos merecem mas nem todos são privilegiados. Estamos agraciados com uma cozinha pré-moldada, bonita, e eu só tenho a agradecer”.
Crescimento na oferta de serviços
Reginaldo Costa da Cunha, mais conhecido como seu Dedé, mora na comunidade Croa há quase dez anos com a esposa, Damiana Cunha. Ambos são proprietários da Pousada e do Restaurante Sabor e Lenha.
“Eu vim aqui pro Croa em 2017. Nós viemos pra cá e trabalhávamos na cozinha que era cinco e meio por três metros. Quando a minha mulher resolveu fazer comida pra gente vender, aí no começo tivemos muita dificuldade, era pequenininha a cozinha. Aí começamos vendendo no final de semana, era pouca coisa, mas a gente vendia. Aí foi aumentando, fui contratando mais ajudantes. E assim foi aumentando e nós chegamos no ponto em que nós estamos”, relata Reginaldo.

Segundo Reginaldo, o número de visitantes e de ajudantes já mostra resultados após a reforma da cozinha. “Tem dias que nós temos de 5 e até 7 cozinheiras nessa nova cozinha que estamos hoje. Quando você tem espaço e uma cozinha de qualidade, a comida também fica de qualidade”, destaca.

No cardápio, a variedade de peixes e pratos regionais são os mais procurados: “Nós servimos o tambaqui, que é o que mais sai, a galinha caipira, pirarucu, que também sai muito, piau, matrinxã, bife e frango também”, diz Reginaldo.
“Quero convidar todo o povo do Acre e nacional, procure nossa página no Instagram e venha conhecer. Quem quiser aparecer aqui no nosso restaurante pode comparecer, que tá tudo certinho”, convida o empreendedor.
Uma nova história
Francisca Nazaré de Sousa Costa é pedagoga e proprietária da pousada Sua Casa Fora de Casa, na comunidade Croa. Nascida nas cabeceiras do Rio Juruá-Mirim, uma viagem de barco que levava cerca de 7 dias, ela começou a trabalhar como seringueira aos 8 anos, atividade que exerceu até os 17. Apesar das dificuldades, conta que aprendeu a ler e escrever e que, em busca de mais conhecimento se mudou para a cidade para aprimorar os estudos.

Francisca relata que, em 1987, foi apresentada ao Croa, com uma proposta para trabalhar em uma escola e, posteriormente, viu na região um local para se estabelecer: “Eu trabalhava aqui na escola e tinha uma amiga da educação que quando ela vinha aqui ela dizia que sentia cheiro de dinheiro. Aí eu falei pro meu filho, vamos fazer uns quiosques aqui. E fizemos uma cabana lá, outra aqui, era umas quatro cabanas”, lembra.

Pouco a pouco, com apoio da família, Francisca foi aprimorando o espaço para receber visitantes. Na cozinha, filhos e netos chegaram a ajudar na construção. “Meu filho fez com piso de alvenaria, era dividida, metade pra cá era cozinha e metade pra lá tinha um balcão pra atendimento e entregar pras pessoas. Foi até bom, mas faltava alguma coisa. E aí depois veio essa proposta do governo”, lembra.

Com o apoio do governo do Acre, por meio da Sete e do REM, Francisca destaca que houve melhorias significativas, principalmente com espaço. “A dificuldade que tinha era o espaço, e era metade dela, era prensado, tinha mesa, freezer, fogão à lenha. A pessoa que veio fazer aqui parece que foi enviado por Deus, uma pessoa que já é de casa, que tem respeito. Eu estou muito satisfeita, agradecida. Muito obrigada mesmo, de coração. E me visitem”, convida.
Para os interessados em conhecer o espaço, Francisca faz questão de destacar o cardápio que é preparado com carinho por ela e por ajudantes da família e amigos que contrata quando recebe grupos maiores: “Aqui a gente prepara o pirarucu à casaca; galinha caipira; tambaqui frito, assado, caldeirada; churrasco; galinha assada. E assim, é aquele negócio, quem manda é o cliente”, assevera.
Serviço – Comunidade Croa – Cruzeiro do Sul (AC)
Pousada Bom Conforto
Contato: 68 99987 4005
Instagram: @pousadabomconforto
Pousada e Restaurante Sabor e Lenha
Contato: (68) 99966 5122
(68) 99978 8219
Instagram: @croa_sabor_e_lenha
Pousada Sua Casa Fora de Casa
Contato: 68 99257 0601
Pousada Canto e Encanto Janaína
Contato: (68) 99989 9721 / 99912 3364
Instagram: @pousadajanaina_croa
The post Para fomentar turismo de base comunitária, Estado entrega reforma das cozinhas das pousadas do Croa nesta nesta sexta appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de Agencia Acre














































